sábado, 8 de abril de 2023

UM PRATO DE ENTILHAS - Por Malba tahan

 


            Certa vez estava Jacó a guisar um prato de lentilhas,quando apareceu Esaú que regressava de fatigante caçada. 

          - Dá-me - implorou Esaú - um pouco dessa comida, que estou a cair de fome.

          - Pois não - concordou Jacó - mas, em troca, terás que ceder-me o direito de primogenitura. Serve-te a troca?   

          - Estou a morrer de fome - refletiu Esaú - de que me serve a primogenitura? E esse guisado parece excelente e apetitoso.   

          E, sem mais hesitar, aceitou a proposta do irmão e respndeu:

          - Prometo concordar com a troca.

          - Exijo que essa promessa seja feita  sob juramento, condicionou Jacó. 

           Feito o juramento, Esaú devorou o guisado  sem imaginar que havia cedido, por um uma insignificância, um dos seus mais preciosos direitos.

           Muitos homens há, na vida, que à semelhança de Esaú sacrificam o futuro e arruínam a vida trocando bens valiosos pelo prazer momentâneo de um prato de lentilha! 

.

NOTA: O episódio da Cessão da primogenitura é encontrado no Gênesis, XXV, 29 e ss.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BRASEIRO DO RIO CEDRON - Por Malba Tahan

      Um judeu rico e impiedoso apostou, de uma feita, em como ninguém seria capaz de passar, na época de inverno, uma noite inteira dentro ...